terça-feira, 29 de setembro de 2009

500 trips to the airport

Qualquer pessoa que viaja de avião pela primeira vez com idade suficiente pra lembrar do dia vai dizer que sentiu medo ou ansiedade ou empolgação. Eu vou dizer que não senti nada.
Eu tinha 2 meses mais ou menos quando fui colocada num avião a primeira vez. Deveria estar dormindo, provavelmente sem nem perceber o que acontecia ao redor, ou talvez só sem me importar. Eu não vou saber dizer se a comida era boa ou ruim, se os lugares eram confortáveis ou se as aeromoças eram falsamente simpáticas do jeito que só aeromoças conseguem ser.
Assim como diversas experiências ao longo da minha vida, eu não lembro de nada desse dia. Entretanto, não foi a única vez que eu viajei de avião. Ha, muitíssimo pelo contrário. E durante essas inúmeras viagens eu acabei aprendendo muito bem todo o processo e ganhei familiaridade suficiente para poder afirmar que sim, eu daria uma ótima aeromoça (não fosse minha falta de paciência). Não só isso, mas eu criei perguntas, muitas perguntas.
Algo que eu nunca entendi é por que alguém gostaria de ser uma aeromoça. Antes essa pergunta poderia ser respondida na minha mente limitada com uma frase: elas querem conhecer o mundo. Aí eu percebi que, não interessa quantos anos você trabalhe viajando prum lado e pro outro, ser aeromoça não é um bom plano pra conhecer lugar nenhum que não seja o desconfortável espaço dentro de uma aeronave. Não só você vai a bilhões de locais e não conhece nada (por cansaço ou falta de tempo) mas você conhece milhões de bilhões de pessoas com quem o máximo que uma conversa atinge é "você gostaria de uma bebida, senhor(a)?"
Outra coisa que nunca entendi é porque não pode filmar quando decolando/pousando. Não é como se uma filmadora emitisse ondas de rádio que pudessem interferir na comunicação do piloto. Mas isso é só minha falta de conhecimento técnico falando mais alto.
Mais uma: por que aeromoças usam roupas tão feias e desconfortáveis? Se elas fossem feias e confortáveis ou desconfortáveis e bonitas eu entenderia mas não. Aquelas roupas parecem tortura em forma de polyester.
Nunca vi alguém prestar atenção nelas aliás quando elas estão ensinando as medidas de segurança. Será que ninguém nunca vai perceber que não adianta ficar lá na frente fazendo "as máscaras de oxigênio cairão sobre suas cabeças" já que ninguém ouve? Talvez se elas ensinassem com uma voz de quem não está no leito da morte nós ficaríamos mais interessados.
E qual a explicação para o péssimo e incompreensível inglês das aeromoças de qualquer empresa? Todas passam pelo mesmo curso de 'como falar inglês sem ninguem entender nada' antes de trabalharem?
E qual é a de escrever em cima da asa "não pise"? Eles estão esperando o que? Que o Superhomem passe pelo avião e decida pegar uma carona? Ok, então.
Vamos ver quantas viagens eu ainda vou precisar pra responder tudo isso..

Bônus para quem já foi no Galeão: por que aqueles malditos corredores são tão insuportávelmente longos?

Nenhum comentário: